segunda-feira, dezembro 11, 2006

You Gotta Love this Guy

E pronto, uma vez mais Kurt Wagner e os seus parceiros chegaram, tocaram e conquistaram. Num registo bem diferente dos anteriores concertos em Lisboa, devido essencialmente à inclusão dos Hands Off Cuba na equipa titular, este foi, na minha opinião, um concerto um tanto ou quanto irregular no registo. Se bem que os Hands Off Cuba se integram bem na coisa (na realidade eu estava pouco preparado para eles) nem sempre resultou a fusão das partes. Mas a usual boa disposição dos Lambchop (e aqui tire-se o chapéu a Tony Crow, a hell of a piano player!) e a garra com que dilaceram os temas (sobretudo nos finais e nos do encore) estiveram lá e deram frutos. E antes que me esqueça, uma nota 20 em 20 para "Caterpillar" (um belo tema e uma sentida e intensa execução)! Aqui fica a versão tocada nesta tournée, em Viena.










Quanto à componente visual do concerto, o trabalho de uma artista novaiorquina (o nome escapou-me...) pendia do tecto sob a forma de cinco gigantes balões brancos onde eram projectadas imagens variadas. Se bem que não dá para dizer mal (estavam bem esgalhados os balões e as imagens), fica contudo uma sensação estranha. Não deixo de pensar que a inclusão destas imagens (uma miscelânea de nostalgia footage) implica a exclusão das que até hoje na nossa cabeça se criavam. Sim, a música de Kurt Wagner habituou-nos desde cedo a recriar imagens soltas de arquivos perdidos e empoeirados. Mas os balões puseram-nas cá fora... Perdeu-se o gozo de as ir buscar ao fundo da imaginação. Também é verdade que o dedo dos Hands Off Cuba tornou os Lambchop de ontem mais frios, profissionais se quiserem. A morna vastidão das planícies norte-americanas foi ontem substituída por bits'n'blips and whistling whales... daí a necessidade de se recorrer aos balões. Na boa. Foi um belo concerto e para quem não esteve lá, aqui ficam algumas imagens.


















O meu agradecimento à Susana Durão pelas fotografias
(e desculpa lá a perna a abanar...).


Momento bizarro – Dão-se alvíssaras a quem descobrir quais as palavras ditas a Kurt Wagner pela rapariga que subiu ao palco momentos antes do encore.

Sem comentários: