quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Blogochi OU Tamablog

É impressão minha ou um blog é como um Tamagochi, mas para crescidos? Um animal de estimação virtual para um público graúdo, urbano (ou não), letrado (ou não) e com desejos de partilha e comunhão. As semelhanças são, a meu ver, significativas.
O momento de criar um blog tem semelhanças com o momento em que se retira a pataleta traseira de um tamagochi. O primeiro post é como quando se descobre o sexo do tamagochi acabado de comprar. Não é incomum vermos por esse imenso campo virtual blogs que morrem, que expiram, como se se tratassem de tamagochis pouco amados (leia-se cuidados) pelos seus donos (leia-se autores). A criação e manutenção dos posts, a correria para criar posts que nos surgiram na cabeça e que não queremos perder, em tudo se assemelha à alimentação de um tamagochi. Quando chora dá-se de mamar, quando acaba de fazer exercício dá-se comida reforçada. Não se pode nunca desarmar. E quantas relações entre blogs (os famosos links laterais) não se podem comparar às listas de amigos dos tamagochis originais? E os comentários que deixamos nos posts alheios? Verdadeiras prendas de tamagochi para tamagochi!
Ao meu, como tem nome de anjo, não lhe conheço o sexo, mas sei que tem alguns amigos, pretende fazer mais e quer, acima de tudo, ser feliz para sempre.
.
.
(Nota explicativa para quem esteja a pensar «Que raio, o que anda um tipo destes a fazer com tamagochis? Há cada tipo na blogosfera!». Tenho uma filha de 8 anos e com ela aprendo muito sobre a natureza humana e a vida em geral. O fascinante mundo dos tamagochi é apenas um de muitos exemplos.)

1 comentário:

Zèd disse...

Entraste na idade adulta do bloguer meu caro, sê bem vindo.

P.S. - Sim, sim, o tamagochi é da filha, claro... :-)