terça-feira, março 06, 2007

28










Eu ando no 28. Quer isto dizer que utilizo o eléctrico 28. Na realidade, «eu ando no 28» quer dizer (para mim) muito mais. Basta dizer que esse foi o meu primeiro meio de transporte público. Foi devido a ele que eu tirei o meu primeiro passe, que ostentava ao peito, todo orgulhoso, a caminho do colégio. Foi nele que me esfolei todo, uma e outra vez, ao tentar descer em andamento. Era nele que andava "à penda" vezes sem conta. Vivi durante anos e anos junto à estação terminal do 28 (nos Prazeres) e estudei e trabalhei em pontos da cidade servidos pela travessia deste eléctrico. A travessia, este termo é excelente! Sim, o 28 é propenso a travessias. E as colinas que atravessa, as vagas certamente.
De há um ano para cá voltei a servir-me (servir-se de um transporte; outra concepção notável) do 28 com regularidade (o meu novo poiso profissional trouxe-me ao Chiado). Quando utilizamos um meio de transporte público regularmente (e, sobretudo, em horários consistentes) começamos a ter uma noção da população desse meio de transporte público e de certa secção da cidade. Na realidade, tornamo-nos parte dessa população. Essa é que é essa. Pois na minha secção da cidade, no meu bairro transportado colectivamente, há um crescente número de malta a cheirar a mijo. Não era assim este eléctrico. Não. Carteiristas, sempre houve, desde que me conheço. Velhotas chatas, sim, também. Agarrados, bem, poucos. Turistas, porra, demais. Mas malta a cheirar a mijo, essa para mim é nova. E bem chata. E como está frio a malta inibe-se com as janelas abertas... E como começam a ser muitos torna-se difícil memorizar os seus horários, de modo a contorná-los. Alguns são certinhos e eu já sei que, por exemplo, se falho o 28 das 09:00 já vou apanhar com o "pinguinhas" das 09:15. Isto não é vida para ninguém. Muito menos para estes indivíduos, naturalmente. É tramado quando um tipo se apercebe que o país anda ao ritmo do 28!

.

Foto do eléctrico de © hughshaw/FOTOLIA

2 comentários:

aquelabruxa disse...

lol
bem, nem sei se (esta história) é caso para rir, mas a tua visão do mundo é caso para sorrir :)

anauel disse...

Estavas tu a comentar e eu a acompanhar. Ias comentando, eu fazia refresh e lá te ía vendo a saltar de post em post... Tudo em tempo real. Nunca me tinha acontecido.

Hoje de manhã, há poucos minutos atrás, a mulher que vinha sentada ao meu lado no 28 cheirava a naftalina... Deve ter lido este meu post... lol