terça-feira, maio 15, 2007

A vida como ela é

Dou comigo a pensar: «O que será, porque será, que atormenta tanta gente a ausência de Madeleine McCann?». Esta tormenta colectiva espelha o quê, verdadeiramente? O que lamentam estas pessoas que se amontoam em Fátima, que incomodam nos autocarros, que explodem no Metro, que embirram e disparatam à porta das escolas? Não é certamente pena e dor e compreensão para com a experiência, para com a pequena e os seus pais. Nisso não acredito. Aliás oiçam-se as múltiplas barbaridades que já foram emitidas desde o dia em que a miúda desapareceu. Em nada comprovam esta partilha e comunhão da dor. Não. Inclino-me mais para a angústia lancinante que atravessa o comum dos mortais quando se depara com a prova cabal da total falência da vida contemporânea. Esta vida que vivemos, assente em empréstimos bancários, seguros de vida e de saúde e de trabalho e de acidentes, férias em leasing, 3 ou 4 carros em 5 anos, na vã esperança de que, sim, um dia a morte não surja, como pode ela? se temos preparado/acautelado tudo tão bem, e... KAZAAAAM!!! tudo por água abaixo assim que uma miúda, uma pessoa, um ser vivo como nós, desaparece, puf!, sem explicações, sem razão aparente. A vida é isto, desde sempre. O mistério. Temos feito tudo para o esquecer. Temos feito tudo para remover o mistério da vida. Mas ele não desaparece.
Ele está aqui. Onde a Madeleine já não está.

1 comentário:

aquelabruxa disse...

Não sei bem porquê mas até aqui a mim esse desaparecimento me entristece. Talvez por a miúda ser tão linda, tão pequena, e não sabermos o que lhe aconteceu. Deve ser como dizes... o mistério. Aqui há um mês ou dois desapareceu a Sabotage, uma gata duma amiga minha, que ela criou desde bebé, a ainda hoje dou por mim a sonhar que ela apareceu, e a tocar às campainhas alheias quando vejo algum gato parecido com ela por trás duma jenela, para perguntar aos donos se a encontraram ou se é mesmo "deles". Enquanto uma pessoa não sabe o que aconteceu, a dor permanece, é mesmo triste, sendo uma gata, imagino uma filha.
Mudando de assunto, vai lá ao meu blog ver se sabes quem está na última foto, tu deves adivinhar.