terça-feira, novembro 13, 2007

Óbito

Norman Mailer
31 de Janeiro, 1923 – 10 de Novembro, 2007



Nunca é tarde para se falar dos mortos... Três dias depois aqui fica o meu último adeus a esse grande senhor das letras norte-americanas. Dele apenas li o Harlot's Ghost (1991) e tenho ali, bem à minha vista, em lista de espera, o The Castle in the Forest (2006). Mesmo na literatura os meus gostos pessoais (a CIA num caso, Hitler no outro) ditam hábitos e costumes... deixando a leitura da literatura pela literatura sempre em maus lençois. Mas lembro-me com carinho dele e das suas tiradas num óptimo documentário, que eu juraria ser de Richard Copans (mas que o IMDB insiste em não lhe atribuir...), sobre os malefícios do plástico (em especial dos tupperwares) na nossa sociedade e nas nossas relações pessoais, isto tudo com o oceano e a neblina de Cape Cod em pano de fundo. Mailer é especial também por ter um dia despoletado em mim a ideia de que também eu poderia escrever, ser escritor. A vida encarregou-se de o desmentir, mas um escritor que opera tal ideia em alguém tem de ser especial... para esse alguém. Por isso mesmo RIP Norman Mailer.

Sem comentários: