sexta-feira, novembro 16, 2007

Notícias de uma Guerra Particular



















Há uns dias atrás falei aqui do último filme de José Padilha, Tropa de Elite. No entretanto reparei que vários blogs por esse mundo fora também andam a falar dele, quase sempre favoravelmente e não raras vezes apaixonadamente. Pois hoje apetece-me acrescentar à discussão o notável documentário Notícias de uma Guerra Particular (1999), de Kátia Lund e João Moreira Salles. Vejam este documentário! Trata-se verdadeiramente do começo de Tropa de Elite, foi aqui, com este documentário, que tudo começou. E há 8/10 anos atrás! Se quando falei de Tropa de Elite mencionei o papel importante que o livro de Luíz Eduardo Soares tinha tido no processo, tenho agora de mencionar que este documentário em muito abre caminho para Tropa de Elite. O termo "Guerra Particular" nasce aqui. O BOPE já tinha 17 anos de existência por altura deste documentário, 20 anos hoje, no tempo de Tropa de Elite. Nada de novo, portanto. Os campos de treino dos homens de preto estão aqui. A questão do armamento também. Como é subir, interrogar, torturar e matar traficantes, está tudo aqui. Tropa de Elite não inventou nada. Apenas massificou, depois de ter embelezado um pouco. Tudo bem, Tropa de Elite é filme.
Mas Notícias de uma Guerra Particular é documentário e, ao longo de pouco menos que uma hora, aborda as 3 vertentes desta problemática que é o tráfico (e a violência) carioca, isto é, a Polícia, o Marginal e o Trabalhador (o habitante da favela). Sempre recorrendo à entrevista e à filmagem presente, ali, em cima, ao lado, sem medos nem merdas, temos os testemunhos de alguns destes intervenientes. O documentário dá-nos a conhecer, pela primeira vez, o capitão Rodrigo Pimentel (o hoje tão badalado capitão Nascimento de Tropa de Elite), o escritor Paulo Lins (o homem por detrás da escrita de Cidade de Deus e Cidade dos Homens), o bandido Carlos Gregório (fundador do Comando Vermelho), o génio?, louco?, sensato? Hélio Luz (chefe da Polícia Civil do RJ à altura) e tantos outros, políticos de renome ou anónimos favelados.
A edição que tenho comigo é da Videofilmes e é notável. Os extras são do melhor. Temos acesso às entrevistas (que deram origem ao documentário) na íntegra e ainda temos direito a um pequeno, mas muito interessante, documentário de Eduardo Coutinho – Santa Marta: duas semanas no morro (1987) – rodado 12 anos antes. De Coutinho a Padilha, passando por Lund e Moreira Salles, temos assim um retrato avassalador do que é uma parte da vida de um morro (e dos seus problemas) no Rio de Janeiro.
Em suma, Notícias de uma Guerra Particular nada é mais do que um Tropa de Elite sem efeitos especiais, ou seja, é, está ali, exposto, cru e cruel. Aconselhável, fervorosamente!















O capitão Pimentel (não é incrível a semelhança física deste com o actor Wagner?!) no BOPE, Morro da Mineira ao fundo, enquanto alcunha para sempre a expressão "Guerra Particular".

Sem comentários: