sábado, abril 26, 2008

26 de Abril Sempre!

Este ano apetece-me celebrar antes o 26 de Abril. O day after. O que vem a seguir, o agora, o depois, o que aí vem.

Devo confessar que desta vez me fartei com a cena à volta do momento, aquele momento tão querido e tão determinante na nossa história, ali tão preservadinho, tão contentinho e tão, e aqui sim it pisses me off, tão pacífico. A revolução tranquila. Bah!

E desta vez fui sensível aos argumentos de Pacheco Pereira, quando ele afirmava no outro dia que a "marcha popular do 25 de Abril" (a maneira como ele dizia "marcha popular do 25 de Abril" era arrepiante; o nojo...) sempre foi e será uma marcha de protesto contra o Governo. Confesso que nunca a tinha visto desta maneira... Silly me. Que era e é uma ferramenta do PCP isso nunca me incomodou verdadeiramente, aliás uma das razões que sempre me levou à avenida era também isso, mostrar ao PCP que aquilo não era só deles. Tal como nunca me incomodou ir ali tantas vezes a mandar bocas ao Governo... é pá, o tipo tem razão, aquilo é mesmo uma cena contra o Governo... Agora que penso nisso, os anos em que mais vezes fui à avenida foram certamente durante o consulado de Cavaco... Pois, quem me conhece sabe que sou socrático até dizer chega... lol. Chega. E como este Governo é o melhor (chega, já disse...) Governo que este país teve desde sempre (digam-me outro melhor; e não vale um mais lá para a frente...), assim sendo, desta vez não fui. Além do mais, a recente marcha dos professores (e sobre essa já falei demais...) de certa maneira contaminou a avenida e aquela que sempre foi a sua (e por vezes a minha) marcha.

No fundo, no fundo, este ano foi a minha filha quem viveu mais o 25 de Abril cá em casa. Levantou-se pela fresquinha, vestiu-se e foi sozinha à praça comprar 3 cravos para colocar na mesa do pequeno-almoço juntamente com um papelito onde escreveu "Família Feliz". Posso querer mais? I don't think so.

Por fim, deixo o link para uma muito interessante leitura de Mário Moura que vai discorrendo sobre o Andy Warhol, o 25 de Abril, Salazar e as paragens de autocarro...

2 comentários:

Anónimo disse...

Será que isso de achar que os nossos governos sao os melhores de sempre nao é coisa da idade (o meu caso mais do que o seu)? Estamos ficando conservadores ou mais sabidos?
Em todo o caso ficamos com uma baita inveja dos cravos da filha mais velha. Aliás, esse sentimento de inveja positiva do 25 de Abril parece que vai nos acompanhar para sempre.
Beijos nos quatro.
Dos que estão cobrando um cravinho da futura e aguardada mamãe do ano

anauel disse...

Companheiro, eu acho sempre que o melhor Governo é o actual... é o que lá está, ninguém melhor está lá, pois não? ... além de que este é mesmo o melhor... eh eh

Além de que, vendo as coisas desta maneira, o próximo será forçosamente melhor que este. E se for o Santana Lopes outra vez (e tudo é possível neste pequeno país!)? Ui... Aí, não é um Governo, tal como não o foi antes. É uma tragicomédia! É, e nisso também somos bons!

abraços lusos