sábado, abril 19, 2008

Video Store Clerk

Ainda o mês passado andei aí uns dias meio fascinado com este artigo da Wired, sobre o prémio de 1 milhão de dólares oferecido pela Netflix a quem melhore em 10% o seu algoritmo de classificação, atribuição de estrelas e, logo, de recomendação de filmes. Tudo o que isso envolve e as dinâmicas de competição que surgiram, para além do fascínio inerente aos exercícios mentais deste género... e tudo por mais 10% de resultados!

Hoje deparei-me, via The Ironic Sans, com este interesantíssimo jogo destinado a um fim em tudo similar. Trata-se do Video Store Clerk e a ideia é fazermos de empregado de balcão de um vídeoclube e adivinharmos (7 em 10) qual a classificação que um cliente faz de determinado filme, baseando-nos nas 3 últimas classificações desse mesmo cliente. É lindo!

Aditivo quanto baste... Sem ajuda do IMDB e apenas à segunda tentativa consegui um honroso 6.º lugar do corrente dia (existem a lista geral e a lista diária) mas ainda, devo confessar, a léguas (muitas léguas) dos lugares cimeiros. Também só explorei duas ou três categorias de filmes, e são várias. Para quem ama filmes (desde a comédia mais bacoca ao Kurosawa mais inóspito; porque aqui o objectivo não são os nossos gostos mas sim adivinhar o gosto alheio...), para quem curte a cena dos jogos online (qual online... jogos, pura e simplesmente), para quem algum dia sonhou em trabalhar num vídeoclube (...), este jogo é indispensável. Amanhã volto lá!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Carlos
não estamos conseguindo dormir por causa do jogo. Vamos ter que levar o laptop para Visconde de Mauá. O vício é uma merda.
beijos zé e paulinha
PS: como esta o novo ser?

anauel disse...

Eu sabia que vocês iam gostar... a Paulinha com a mania dos jogos aditivos online e tu com o teu background cinéfilo... Mas é engraçado, não é? E, pelos vistos, agora és tu que não vais querer sair de casa... lol.

O novo ser está óptimo! Um centímetro virgula oito! Abrirá os olhos lá para o fim de Novembro! A mãe, por outro lado, está num enjoo total... mas isso vai ser um problema vosso não tarda nada... LOL!

(reparaste na quantidade de pontos de exclamação? eh eh, está tudo dito...)