segunda-feira, abril 04, 2011

Vergonha...

Hoje à noite a nação benfiquista perdeu uma oportunidade de ouro. Quando hoje me desloquei ao Estádio da Luz fi-lo com a única intenção de averiguar se a íamos aproveitar ou não {o resultado era irrelevante; a meu ver, o FCP é campeão desde o jogo que ganhou em Guimarães}. Posso afirmar agora, neste momento, já no sofá e com um banho tomado, que a desperdiçámos. Hoje o Benfica e os seus adeptos comportaram-se vilmente. Ao mais baixo nível. Acho mesmo que desde o último SLB-FCP ocorrido no antigo Estádio da Luz, antes de começar a ser demolido, que não assistia a tamanha demonstração de ódio e de falta de civilidade. Desde as bolas de golfe dos NN, aos urros xenófobos do terceiro anel de cada vez que Hulk tocava na bola, passando naturalmente pelo apagão e molha finais. E tantas outras que nem vale a pena referir. Uma miséria. Várias vezes me apeteceu levantar-me e vir-me embora. Mas fui ficando. Sobretudo para ver como era experimentar assistir à sagração de campeão de um rival em nossa própria casa, algo a que nunca tinha assistido até hoje. E lá fiz o meu papel. Ouvi-os cantar, depois fui gradualmente desligando-me deles, um a um, até que passaram a ser apenas uma qualquer mole de adeptos, aos saltos, e finalmente apercebi-me de que não sentia uma pinga de ódio em direcção àquela curva do topo norte. Disso escapei. A vergonha não me pertence. Mas sinto-a um pouco. E isso entristece-me.

Sem comentários: